in ,

Comunicação Interna – 7 Dicas Fundamentais Para Melhorar a Motivação De Sua Equipe

Por auxiliar na transmissão de informações que devem ser claras e objetivas, a comunicação interna é bastante importante e deve ser praticada por todas as empresas. Além disso, ela costuma ser a responsável por tornar os profissionais mais engajados, fazendo surgir uma motivação para atingir suas metas.

Essa forma de comunicação é capaz de evitar que erros graves aconteçam e prejudiquem o trabalho da equipe, seja por falta de entendimento ou por não haver um objetivo para o assunto direcionado no processo comunicativo.

Para que a organização consiga funcionar da melhor forma possível e os funcionários possam se comunicar facilmente com todos os demais membros da organização, listamos 7 dicas para que as empresas tornem sua comunicação interna mais eficaz.

1- Deixar claro a missão e a visão da empresa: É essencial que os gestores separem um tempo para explicar à equipe os valores e a missão da empresa. Isso pode ser feito através de um treinamento corporativo ou apenas como um lembrete. A partir do momento em que os funcionários compreendem os objetivos da empresa, eles são capazes de se comunicar entre eles de forma mais eficaz no intuito de alcançar os mesmos.

2- Tornar mais acessível as principais informações: As empresas são diferentes, portanto cada uma possui um conjunto próprio de regras e conhecimento interno que os funcionários precisam seguir e entender. Compreender as atividades da empresa pode levar algum tempo. Por isso, é necessário orientar os membros da equipe para que eles aprendam mais rápido sobre essas informações e saber como funciona a formação e criação dos documentos.

3 – Criar um diálogo maior com os funcionários: A empresa deve manter sua equipe atualizada sobre as mudanças que vão acontecendo, a evolução e os planos para o futuro do negócio. Reuniões podem ser feitas para passar essas informações, ou através de um boletim informativo, e permitir que eles se envolvam nas discussões e possam dar suas opiniões, perguntando e mostrando suas ideias.

4- Fortalecer o relacionamento: A comunicação e o relacionamento entre membros da equipe e gestores devem ser fortalecidos. O gestor deve tirar um tempo para conhecer seus funcionários e se disponibilizar para ouvi-los sempre que possível. Desta forma, será mais fácil manter a comunicação e a produtividade dos mesmos.

5- Premiar a equipe: A premiação é um excelente estímulo para os funcionários baterem suas metas. Esta seria uma ótima forma de motivação, por ser um bônus estimulante e atrativo. A empresa pode fornecer viagens e passeios adequados às necessidades de cada membro da equipe.

 6- Proporcionar momentos descontraídos: É interessante que a empresa não envolva os funcionários somente em assuntos profissionais, mas também em momentos mais descontraídos onde possam interagir e falar sobre assuntos fora do trabalho. Podem ser organizados happy hours ou eventos de comemoração dos aniversariantes do mês.

 7- Eliminar ao máximo as conversas paralelas: Muitas vezes, quando não há uma boa comunicação, acabam surgindo atritos que se tornam sérios conflitos entre os colaboradores. Geralmente, quando algum funcionário diz alguma coisa e o outro entende de maneira diferente, ele irá transmitir apenas da forma como entendeu, mesmo se não estiver correto. Isso gera informações distorcidas, além de prejudicar muito o ambiente de trabalho.

Conclusão:

A comunicação interna possui uma grande importância para as organizações. Além de criar um vínculo maior entre os colaboradores e gestores, ela é capaz de evitar erros que possam prejudicar o desempenho da equipe.

É essencial que as empresas transmitam separem um tempo para explicar aos seus funcionários a missão e os valores da organização, crie um diálogo com os mesmos de modo que sejam transmitidas as informações mais relevantes de forma correta, que sejam proporcionados momentos de descontração para que exista mais interação entre os membros da equipe, entre outras atividades que podem ajudar a fortalecer o relacionamento com os colaboradores e melhorar assim o desempenho de cada um.

Identifique micro influenciadores e aumente seu engajamento

Identifique Microinfluenciadores e Aumente seu Engajamento

7 Dicas para Atuar com Empreendedorismo Digital