• in , ,

    Popular

    Identifique Microinfluenciadores e Aumente seu Engajamento

    Identifique micro influenciadores e aumente seu engajamento

    Descubra como os Microinfluenciadores Podem te Ajudar

    Em constante crescimento, o marketing de influência se tornou uma forte tendência entre as empresas. A comunicação foi ganhando força e poder, principalmente com o surgimento das redes sociais. Atualmente, cerca de 83% de consumidores são bem exigentes e criteriosos, e fazem suas escolhas com base na opinião de pessoas que já consumiram tal produto ou serviço. Assim, foram surgindo diversas maneiras de influenciar o consumidor.

    Mas, para quem pensa que somente celebridades, youtubers e blogueiros têm esse poder, se engana complemente. Hoje, quem realmente faz a diferença no marketing digital junto ao público de interesse são os microinfluenciadores.

    Como identificar um microinfluenciador?

    Microinfluenciadores são aqueles que estão sempre ativos nas mídias sociais, seja em blogs ou até mesmo canais no youtube, e possuem um círculo pessoal restrito de confiança a quem acompanha as ideias e críticas.

    A empresa que decide trabalhar com um microinfluenciador irá desenvolver um custo bem melhor em suas ações, pois eles são vistos como fontes confiáveis de recomendação, ou seja, causam um forte impacto nos outros consumidores, levando à maiores resultados de engajamento.

    Geralmente, essas pessoas possuem uma grande afinidade com um determinado tema e trocam informações sobre ele através das mídias sociais, expressando suas paixões.

    Listamos abaixo 5 dicas que também podem ajudar a reconhecer os microinfluenciadores.

    1- Observe entre os seus seguidores: Para encontrar microinfluenciadores é importante estar atento a tudo, inclusive à lista de seguidores, pois existe uma grande chance de já estarem seguindo sua marca. Promover o seu trabalho através de uma pessoa que já tem interesse no produto ou serviço que você oferece, criará uma parceria muito mais autêntica e natural e assim será mais fácil convencer o público.

    2- Pesquisar por hashtags: Através das hashtags é possível identificar os microinfluenciadores. Essa pesquisa irá revelar quem já possui interesse em serviços e produtos similares aos que sua empresa oferece. A possibilidade dessas pessoas estarem abertas a uma parceria é bem maior e provavelmente a audiência também será grande. É importante utilizar na pesquisa um termo específico, por exemplo, se você deseja atingir um público interessado em moda plus size, não deve procurar por #moda, pois isso gera resultados genéricos. Deve-se procurar por #modaplussize para limitar os resultados.

    3- Realizar pesquisas na internet: O google é a ferramenta mais usada para encontrar os blogs do momento, ou seja, aqueles que são os mais influentes no mercado em que sua empresa está inserida. O processo de busca por contatos relevantes pode ser cansativo e levar um tempo, porém, o resultado provavelmente será um dos melhores.

    4- Buscar por blogueiros locais: Essa é uma dica para empresas limitadas a uma determinada região ou localidade. Deve-se realizar uma busca no google com os termos blogueiro (a) e o nome do local onde sua empresa está inserida. Ao acrescentar uma palavra chave, a busca ficará ainda mais específica. Sempre avaliar os resultados entre os blogs mencionados para saber se há algo compatível com o que você deseja divulgar.

    5- Monitorar os perfis: Após encontrar os chamados microinfluenciadores, deve-se verificar a maneira como eles se expressam e sua relação com o público, para assim então identificar os que valem a pena fazer uma parceria.

    Agora que você já sabe quem são e o que fazem os microinfluenciadores, que tal dar início a uma nova forma de divulgação de seu produto ou serviço?

     

     

  • in , ,

    Popular

    11 Benefícios da Assessoria de Imprensa para Franquias

    beneficios da assessoria de imprensa para sua franquia

    O ato de nos comunicar é universal. A comunicação humana é um processo de troca de informações seja ela face a face, gestual, escrita e atualmente online, mas todas com o mesmo objetivo: a transmissão de uma mensagem.

    Então como atuar com Assessoria de Imprensa em meio a tantas opções?

    Hoje, saber se comunicar com excelência tornou-se algo imprescindível não só para pessoas, mas para as empresas também. Saber conversar com seu público é algo que difere sua empresa das demais, sendo essencial o auxílio de um profissional de comunicação, também essencial para o sucesso da sua redes de franquias.

    Onde a Assessoria de imprensa entra?

    O segmento de franquias exige muito empenho e foco para realizar as divulgações. Parcerias com assessorias de imprensa são muito eficazes na hora de conciliar a credibilidade e expansão da rede, atingindo também os clientes finais.

    Por isso, preparamos para você…

    Os 11 Benefícios da Assessoria de Imprensa para o Franchising

    1. INVESTIMENTO MENOR DO QUE ANÚNCIO

    Diferente dos anúncios, a Assessoria de imprensa não exige altos investimentos e traz algo muito mais valioso para na divulgação da sua marca, pois é focado e espontâneo, o que mostra credibilidade. Sendo um serviço a longo prazo, o principal objetivo é construir a imagem da franqueadora, até que ela se torne uma referência de marca com histórias e ações, isso tudo de maneira 100% espontânea! É neste aspecto que a assessoria de imprensa se destaca das outras ferramentas do marketing.

    2. VISIBILIDADE NA MÍDIA Se seu sonho sempre foi fazer sua empresa aparecer em jornais e revistas, então ter um assessor de imprensa vai te ajudar muito a conquistar este objetivo. Mas não será apenas a sua rede pauta de matérias, também suas unidades, produtos e serviços que sairão na grande mídia, além de sites e blogs especializados. Se você está tentando lançar e manter sua marca no mercado, as mídias espontâneas são essenciais para a visibilidade e construção da reputação.

    3. FORTALECIMENTO DA MARCA

    A assessoria de Imprensa para franquias é muito importante para atuar no fortalecimento da imagem da sua marca. Quanto mais sua rede for destaque nos meios de comunicação, mais a franquia ficará conhecida, atraindo assim mais franqueados, além de alcançar o cliente final. Revistas, rádios, programas de televisão, sites e blogs de conteúdo focados no seu nicho atraem o público interessado neste tipo de segmento, e quanto mais visibilidade sua rede tiver, maior será a chance de ganhar novos investidores e aumentar seus lucros.

    4. MARKETING E LEADS DA FRANQUIA

    Embora Assessoria de Imprensa e Marketing sejam duas profissões distintas, ambas podem ser parceiras a alavancar a sua rede no mercado. Quando você utiliza a mídia espontânea ao invés da mídia paga, está garantindo destaque nos veículos de comunicação focados em seu trabalho. Ao aparecer nesses canais de comunicação, os gastos com anúncios e publicidade podem diminuir bastante, afinal, quando um jornalista respeitado ou as mídias que possuem uma boa reputação falam de sua empresa, podem fazer com que sua rede quintuplique o número de leads (potencial consumidor que demonstrou interesse no seu produto ou marca). Quanto mais as pessoas conhecem sua marca, mais fácil será para encontrar alguém com interesse em se tornar um franqueado ou seu cliente final.

    5. BONS FUNCIONÁRIOS

    Embora pareça estranho e sem muita relação, ter sua empresa em evidência na mídia, acaba atraindo novos funcionários. Muitas pessoas olham jornais e sites de negócios justamente para encontrar bons lugares para se trabalhar, então se a imagem da sua empresa parece atraente para a mídia, porque não para os potenciais novos empregados?

    6. GERENCIAMENTO DE CRISE

    Na era da internet toda a informação pode ser verificada em questão de segundos, com apenas um clique. Ser honesto e transparente com a mídia é a melhor coisa para evitar crises e notícias falsas sobre sua rede.Nunca enxergamos o trabalho que existe por trás das câmeras quando lidamos com alguma crise ou com fake News, muito menos vemos o que os assessores de imprensa fazem para amenizar o problema e reverter a situação. Sempre que uma empresa é acusada de algo na televisão ou no jornal, toda uma estratégia é criada para manter a reputação da rede pela assessoria de imprensa, que com muita transparência e um bom relacionamento com a mídia, pode não deixar a situação chegar a um ponto crítico e manter seu negócio intacto.

    7. EXPANÇÃO DA REDE E NOVOS INVESTIDORES

    É trabalho da assessoria de imprensa tornar a franquia atraente, mas isso não é só para a mídia, mas também para possíveis investidores e potenciais franqueados. Quando sua rede aparece em veículos especializados no setor ou de linha editorial com foco nas editorias de economia, empreendedorismo, empresas, franquias e negócios,sua rede é vista como uma empresa de sucesso e as pessoas passam a desejar investir no seu negócio para se tornar um franqueado. A estratégia de comunicação é tudo neste caso, podendo seguir por dois caminhos distintos, mas que se acompanham em paralelo, alinhando o desejo de expandir a rede e encontrar novos franqueados e ainda fortalecer a marca entre os consumidores finais, além de atrair novos clientes.

    8. RANKEAR NO GOOGLE

    Estar presente na 1ª página do Google não é tarefa fácil, existe um trabalho complexo que envolve diferentes equipes de marketing: assessoria de imprensa, desenvolvedor do site e especialista em SEO.Uma pesquisa recente (Inskin Media) indica que o hábito de compra na internet pode envolver até 7 cliques antes da tomada de decisão, e 74% dos usuários que fazem buscas para ver mais informações antes de realizar a compra, fazem via celular, no Google.

    Agora sim, onde a assessoria entra?
    Em muitas buscas, os resultados que vêm são de mídias espontâneas, ou seja, veículos de imprensa, que você só “entra” por meio da assessoria de imprensa.Veja o exemplo abaixo, onde usamos o termo de busca “microfranquia”:

    Assessoria de Imprensa para Franquais - FWD

    Dos 5 resultados, 3 são de veículos de mídia: 1x Exame.com e 2x PEGN. Estes sites estão entre os primeiros pois o Google entende que são portais de alta relevância.

    Sites que alta relevância que possuam links apontando para o seu site, influenciam diretamente na relevância do seu site, como uma “indicação” para o Google.

    E isso é um crescente, quanto mais sites apontarem para o seu, maior é a relevância que o seu site terá para o Google. Estar presente nos portais citados, e em outros mais, como Folha, UOL, Valor Econômico, e assim por diante, auxilia diretamente na sua posição nos resultados do maior buscador do mundo.

    9. MÍDIA ESPONTÂNEA

    Como já falamos, a mídia espontânea é o maior aliado do assessor de imprensa, mas como isso acontece? Os assessores criam uma ponte entre o cliente e o jornalista, mantendo um relacionamento diário com os repórteres dos principais veículos de comunicação. A mídia divulga o que é do interesse para o seu público, portanto, o trabalho do assessor de imprensa é mostrar o porquê da sua empresa ser interessante para o veículo.Um bom trabalho junto com sua equipe de comunicação, faz com que você invista somente na sua assessoria, sem custos exorbitantes como anúncios, gerando credibilidade e possivelmente, um retorno significativo para a rede.

    10. TREINAMENTO PARA FALAR COM A MÍDIA

    Mídia training é a expressão usada pelos assessores de imprensa para o treinamento para falar com a imprensa. Esse treinamento permite que os diretores ou porta-vozes, como são chamados os representantes das redes de franquias, possam aperfeiçoar sua capacidade de se comunicar com jornalistas em diferentes momentos, como por exemplo uma entrevista individual, coletivas de imprensa ou eventos.

    11. VIRE FONTE PARA JORNALISTA

    Ser considerado fonte de uma matéria é uma grande maneira de divulgar sua rede. Quando você trabalha no diferencial da sua empresa e cria uma estratégia com sua equipe de comunicação, você cria uma oportunidade ímpar para os jornalistas desejarem sua visão de mercado. Aparecendo na mídia com um porta-voz treinado e que fale bem sobre os diferenciais da rede perante ao seus concorrentes, acaba consolidando a reputação e credibilidade da sua marca no mercado.

     

    Conclusão sobre Assessoria de Imprensa para Franquais

    Depois de tanta informação, quero saber o que você achou deste conteúdo. Comente abaixo se você ficou com alguma dúvida ou qual dos 11 itens você achou mais interessante.

    Vimos que as vantagens de se trabalhar com mídia espontânea vai muito além do simples fato de aumentar clipping ou aparecer em grandes veículos. O impacto digital que grandes veículos causam apontando links para seu site, contribuindo para o link building, asssim como o fato dessa mídia trazer veracidade para a rede de franquia, compartilhando em parte a confiança de cada veículo com a franquia, e muitos outros pontos citados acima, podemos afirmar que: a Assessoria de Imprensa é fator determinante para o sucesso de uma franqueadora.

    Nos vemos pelo mundo ; )

  • in , ,

    Popular

    Marketing Pessoal – 10 Motivos para Investir e Seguir para o Sucesso

    Marketing Pessoal - 10 Motivos para Investir e Seguir para o Sucesso

    Nos últimos anos, a entrada e permanência no mercado de trabalho vem se tornando, cada vez mais, uma disputa acirrada, e esse é um dos principais motivos para que os profissionais estejam mais atentos às ferramentas que podem qualificar e destacar suas habilidades. Dentre essas ferramentas, o Marketing Pessoal é a que mais se destaca.

    Mas afinal, o que é Marketing Pessoal?

    Marketing pessoal nada mais é do que um conjunto de ações e estratégias com o objetivo de melhorar a imagem no ambiente de trabalho, não levando em conta somente a aparência, mas também as atitudes, a preparação, o comportamento e o networking do profissional, ou seja, é construída uma marca para o mesmo.

    Quando alguém é lembrado somente por sua aparência e aparições na empresa, provavelmente não será lembrado como um bom profissional, e é exatamente isso que o marketing pessoal busca modificar. Além disso, deve ser utilizado também para destacar e valorizar as capacidades e competências de cada um.

    Existem uma série de dicas relevantes para aqueles que desejam ser profissionais diferenciados, qualificados e principalmente, adquirir sucesso na profissão.

    Como fazer um bom Marketing Pessoal?

    Listamos 10 tópicos para você se atentar.

     1- Defina o objetivo principal: O profissional deve decidir qual é o seu objetivo, por exemplo, se ele quer ser promovido numa empresa. A partir daí, deve-se traçar os passos necessários para chegar a este objetivo. O ideal é conversar com outras pessoas que já atingiram metas parecidas para saber se precisa ter algum tipo de qualificação ou maior experiência.

    2- Melhore a comunicação: Para traçar qualquer objetivo, a comunicação é bastante necessária. Por isso, é importante monitorar as expressões no ambiente de trabalho, evitando gírias, por exemplo. Utilizar jargões somente se forem específicos da área em que está atuando, mas lembrar de falar corretamente. Usar corretores de texto ou ferramentas para ajudar a não enviar documentos com falhas na escrita.

    3- Confie em si mesmo: É importante sempre saber o quê e porquê está realizando tal atividade. Não se deve fazer somente o que mandam fazer, ou efetuar alguma atividade sem saber do que se trata somente para chamar a atenção. O ideal é entender mais sobre determinado assunto antes de colocá-lo em prática.

    4 – Aprenda a realizar trabalho em equipe: Essa é uma das habilidades mais valorizadas pelas empresas, uma vez que, quando se aprende a trabalhar em equipe, as habilidades e a flexibilidade de relacionamento pessoal fluem da melhor maneira possível. Uma equipe de médio a longo prazo alcança uma sinergia que aumenta em muito a produtividade, e sabe o que produtividade gera? Promoção e Bônus! Garanta seu lugar no time, procure entender cada pessoa da equipe e como melhorar a relação direta de trabalho. Será vantajoso para você, para o time e para a empresa.

    5- Cuide do visual: O marketing pessoal, neste caso, não diz respeito a usar roupas de grife, mas sim a cuidar da higiene e da beleza. Mulheres devem estar maquiadas, porém sem muito exagero, assim como o perfume. E os homens precisam ter sempre a barba bem-feita.

    6- Seja otimista e bem-humorado: O ideal é que você, profissional, esteja sempre muito otimista e bem-humorado para se criar um ambiente de trabalho mais agradável, que contagie a todos. Parece fácil né? Mas não é. Ter uma personalidade agradável depende de muitos fatores, e o principal ao meu ver é: saiba separar pessoal do profissional, essa dica é primordial para você estar sempre focado no que é necessário naquele momento, e principalmente, não misturar os diversos tipos de relacionamentos. Lembre-se que cada um está vivendo a sua própria batalha, e o mínimo que você pode fazer é ser gentil. Leve sempre essa dica com você e tenho certeza de que irá nutrir melhor seus contatos.

    7- Construa networking: Você precisa trabalhar e ampliar a sua rede de relacionamentos, pois isso será fundamental para seu trabalho e para mostrar os resultados do seu marketing pessoal. É importante se relacionar com pessoas da sua área de atuação, participar de palestras, eventos, trocar cartão de visita e procurar sempre manter o contato com esses novos profissionais. Estabeleça um cronograma de contato com cada novo Lead que entrar na sua rede, independente da forma como contatou, recomendo muito o 12/3/7/30, que é: contatar nas 12 primeiras horas, dar um retorno com a proposta no 3º dia, entrar em contato para feedback no 7º dia e se não fechar, entrar em contato novamente em 30 dias para uma nova tentativa de negócio..

    8- Cuide sempre da imagem virtual: Muitos nem levam isso em conta, mas o marketing pessoal está muito ligado à imagem virtual. Deve-se ter todo um cuidado com o tipo de postagem nas mídias sociais, principalmente se tratando de fotos ou assuntos muito pessoais, polêmicos ou com opiniões muito divergentes do senso comum. As redes devem ser usadas, principalmente, para compartilhar cursos ou artigos interessantes, que mostrem o seu lado profissional..

    9 – Se adapte ao ambiente e a situação: Sempre reconhecer quando você pode estar mais relaxado e divertido, e também quando a situação é mais séria e pede um comportamento totalmente profissional. Se você manda aquela piada e ninguém ri, é por que errou “rude” o momento. Então aprenda a ser FLEXÍVEL, mudar sua postura, entonação de voz e modo de falar, sempre que estiver em um ambiente que pede isso. Um coquetel é mais descontraído, um café da manhã é negócios é formal, assim por diante, não tente chamar atenção sendo o peixe fora d’água, isso normalmente cai mal.

    10 – Comprometa-se com seu trabalho: Esse item é básico, mas muitos profissionais acabam não se ligando tanto nesse aspecto. O comprometimento é fundamental desde o horário de entrada até os prazos de entrega das tarefas. É importante mostrar que você está comprometido com os objetivos da empresa e com suas tarefas.

    Procure aplicar 1 item de cada vez, como uma meta.

    Assim você poderá comemorar cada passo, até concluir sua grande meta.

    Escreva abaixo quais itens você já faz, e qual sua próxima meta no Marketing Pessoal, vou adorar conversar com você.

  • in , , , , ,

    Popular

    5 Fatores ESSENCIAIS para conseguir Resultados nas Redes Sociais

    fatores-essenciais-para-marketing-pessoal

    O marketing de resultado em redes sociais tornou-se uma grande tendência entre as organizações. Empresas do mundo todo adaptaram-se a esse novo cenário cheio de desafios para aproximar e criar maiores laços de relacionamento com o consumidor.

    Aliado com o social marketing, não tem apenas a função de criar um canal de atendimento entre cliente e empresa, mas sim de promover os produtos e serviços de forma que atendam as expectativas do público consumidor.

    Vantagens

    Quando uma empresa investe nesse meio de divulgação, ela estará gerando um excelente retorno para seus negócios. Porém, será necessário avaliar o contexto de cada ferramenta utilizada (facebook, Instagram, etc), para elaborar então a estratégia de marketing de resultado.

    Outra vantagem de divulgação de um produto ou serviço na internet é justamente a aproximação com o público-alvo de maneira mais segmentada, pessoal e efetiva, conhecendo diretamente suas necessidades e anseios, e facilitando também a criação de estratégias para a divulgação da marca e produto. Esse deverá ser o processo utilizado pelas organizações para o conhecimento do público que ela pretende impactar.

    Dicas Fundamentais para o Marketing de Resultado

    Para as empresas que desejam divulgar seus produtos ou serviços através das redes sociais, existem dicas importantes que podem ajudar neste processo.

    1- Como atrair os clientes por meio das redes sociais

    É importante saber quem é o cliente, para quem o seu conteúdo será voltado e compartilhado e quais as metas ou problemas que ele enfrenta na hora de comprar. Isso facilitará na hora do compartilhamento. O ideal é que exista uma presença forte nas redes sociais, de modo que o público seja conquistado e a marca se mantenha lembrada por eles.  Por isso é preciso efetuar um trabalho de relacionamento e um certo tempo para que surjam os resultados.

    As redes sociais mais utilizadas para esse relacionamento são: O facebook, que conecta as pessoas e pode leva-las para o site ou blog da empresa, além das divulgações e o Instagram, ideal para fotos do dia a dia, que podem aproximar mais a empresa do público. A interação é o que moverá o relacionamento entre cliente e empresa, e será o principal passo para gerar novas curtidas, seguidores e compartilhamentos. Estar atento aos comentários e mensagens e responder o mais rápido possível mostrará ao cliente que ele está tendo uma maior atenção.

    2- Desenvolver um bom conteúdo

    Elaborar um conteúdo que atenda às expectativas de compra do cliente, ou seja, deve ser algo que chame a atenção logo de cara.

    É essencial que o conteúdo publicado seja relevante, principalmente para manter as pessoas fiéis em relação à marca. Deve ser algo personalizado de acordo com o público e pode utilizar dicas relacionadas ao seguimento da empresa no mercado. Isso fará com que os clientes reconheçam a empresa e passem a ter uma confiança maior em seu trabalho.

    Na elaboração do conteúdo, o texto deve sempre atingir um objetivo, ou seja, é preciso analisar os hábitos e costumes dos clientes, para entender como eles se comunicam e o que se preocupam. Deve-se obedecer uma linha editorial, definindo a persona especifica a quem se destina o texto e fazer uso de palavras chave.

    Os textos devem ser curtos, com parágrafos menores e mais chamadas para ação. Justamente por estarem na internet, onde 25% das pessoas leem mais devagar do que nos impressos.

    3- Educar os clientes

    O objetivo do conteúdo que será compartilhado nas mídias sociais é educar o leitor/cliente. Parece que a marca quer apenas entretê-lo, mas o objetivo maior deve ser deixá-lo mais próximo de uma fidelização.

    Por este motivo, as empresas devem evitar o uso de palavras técnicas na elaboração do conteúdo apresentado ao cliente. Isso facilitará a leitura e a compreensão, uma vez que o vocabulário mais fácil é o que já está na “boca do povo”.

    Palavras negativas também não devem ser acrescentadas ao texto, pois elas acabam se sobrepondo às outras e ficando muito mais tempo na mente do cliente, de maneira negativa. As pessoas gostam de palavras que as fazem se sentir bem.

    4- Ajudar o cliente potencial

    Ajudar o cliente está diretamente relacionado ao conteúdo que é desenvolvido, por exemplo, algo que você desenvolve que gere questionamentos entre seus seguidores, e consequentemente, você sana estas dúvidas respondendo todos eles. Isso gera ‘engajamento’.

    5- Regra 80-20

    Essa regra ajuda a gerar o máximo de retorno possível para o negócio. Ela orienta que o conteúdo a ser compartilhado deve ser 80% voltado para educação e entretenimento e 20% para vendas, fazendo com que a interação com a marca seja maior, e consequentemente, a venda mais fácil.  Pode citar aqui que essa regra 80/20 é o famoso teorema de pareto, que em sua essência diz que 80% dos resultados são alcançados com 20% dos esforços feitos. E gerar conteúdo de relevância envolve muito mais esforço do que posts de venda, que são quase sempre mais curtos e diretos.

    Estes são alguns dos itens que são essenciais no marketing de resultado na hora de analisar e aprimorar a sua presença digital.