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Marketing Pessoal – 10 Motivos para Investir e Seguir para o Sucesso

Marketing Pessoal - 10 Motivos para Investir e Seguir para o Sucesso

Nos últimos anos, a entrada e permanência no mercado de trabalho vem se tornando, cada vez mais, uma disputa acirrada, e esse é um dos principais motivos para que os profissionais estejam mais atentos às ferramentas que podem qualificar e destacar suas habilidades. Dentre essas ferramentas, o Marketing Pessoal é a que mais se destaca.

Mas afinal, o que é Marketing Pessoal?

Marketing pessoal nada mais é do que um conjunto de ações e estratégias com o objetivo de melhorar a imagem no ambiente de trabalho, não levando em conta somente a aparência, mas também as atitudes, a preparação, o comportamento e o networking do profissional, ou seja, é construída uma marca para o mesmo.

Quando alguém é lembrado somente por sua aparência e aparições na empresa, provavelmente não será lembrado como um bom profissional, e é exatamente isso que o marketing pessoal busca modificar. Além disso, deve ser utilizado também para destacar e valorizar as capacidades e competências de cada um.

Existem uma série de dicas relevantes para aqueles que desejam ser profissionais diferenciados, qualificados e principalmente, adquirir sucesso na profissão.

Como fazer um bom Marketing Pessoal?

Listamos 10 tópicos para você se atentar.

 1- Defina o objetivo principal: O profissional deve decidir qual é o seu objetivo, por exemplo, se ele quer ser promovido numa empresa. A partir daí, deve-se traçar os passos necessários para chegar a este objetivo. O ideal é conversar com outras pessoas que já atingiram metas parecidas para saber se precisa ter algum tipo de qualificação ou maior experiência.

2- Melhore a comunicação: Para traçar qualquer objetivo, a comunicação é bastante necessária. Por isso, é importante monitorar as expressões no ambiente de trabalho, evitando gírias, por exemplo. Utilizar jargões somente se forem específicos da área em que está atuando, mas lembrar de falar corretamente. Usar corretores de texto ou ferramentas para ajudar a não enviar documentos com falhas na escrita.

3- Confie em si mesmo: É importante sempre saber o quê e porquê está realizando tal atividade. Não se deve fazer somente o que mandam fazer, ou efetuar alguma atividade sem saber do que se trata somente para chamar a atenção. O ideal é entender mais sobre determinado assunto antes de colocá-lo em prática.

4 – Aprenda a realizar trabalho em equipe: Essa é uma das habilidades mais valorizadas pelas empresas, uma vez que, quando se aprende a trabalhar em equipe, as habilidades e a flexibilidade de relacionamento pessoal fluem da melhor maneira possível. Uma equipe de médio a longo prazo alcança uma sinergia que aumenta em muito a produtividade, e sabe o que produtividade gera? Promoção e Bônus! Garanta seu lugar no time, procure entender cada pessoa da equipe e como melhorar a relação direta de trabalho. Será vantajoso para você, para o time e para a empresa.

5- Cuide do visual: O marketing pessoal, neste caso, não diz respeito a usar roupas de grife, mas sim a cuidar da higiene e da beleza. Mulheres devem estar maquiadas, porém sem muito exagero, assim como o perfume. E os homens precisam ter sempre a barba bem-feita.

6- Seja otimista e bem-humorado: O ideal é que você, profissional, esteja sempre muito otimista e bem-humorado para se criar um ambiente de trabalho mais agradável, que contagie a todos. Parece fácil né? Mas não é. Ter uma personalidade agradável depende de muitos fatores, e o principal ao meu ver é: saiba separar pessoal do profissional, essa dica é primordial para você estar sempre focado no que é necessário naquele momento, e principalmente, não misturar os diversos tipos de relacionamentos. Lembre-se que cada um está vivendo a sua própria batalha, e o mínimo que você pode fazer é ser gentil. Leve sempre essa dica com você e tenho certeza de que irá nutrir melhor seus contatos.

7- Construa networking: Você precisa trabalhar e ampliar a sua rede de relacionamentos, pois isso será fundamental para seu trabalho e para mostrar os resultados do seu marketing pessoal. É importante se relacionar com pessoas da sua área de atuação, participar de palestras, eventos, trocar cartão de visita e procurar sempre manter o contato com esses novos profissionais. Estabeleça um cronograma de contato com cada novo Lead que entrar na sua rede, independente da forma como contatou, recomendo muito o 12/3/7/30, que é: contatar nas 12 primeiras horas, dar um retorno com a proposta no 3º dia, entrar em contato para feedback no 7º dia e se não fechar, entrar em contato novamente em 30 dias para uma nova tentativa de negócio..

8- Cuide sempre da imagem virtual: Muitos nem levam isso em conta, mas o marketing pessoal está muito ligado à imagem virtual. Deve-se ter todo um cuidado com o tipo de postagem nas mídias sociais, principalmente se tratando de fotos ou assuntos muito pessoais, polêmicos ou com opiniões muito divergentes do senso comum. As redes devem ser usadas, principalmente, para compartilhar cursos ou artigos interessantes, que mostrem o seu lado profissional..

9 – Se adapte ao ambiente e a situação: Sempre reconhecer quando você pode estar mais relaxado e divertido, e também quando a situação é mais séria e pede um comportamento totalmente profissional. Se você manda aquela piada e ninguém ri, é por que errou “rude” o momento. Então aprenda a ser FLEXÍVEL, mudar sua postura, entonação de voz e modo de falar, sempre que estiver em um ambiente que pede isso. Um coquetel é mais descontraído, um café da manhã é negócios é formal, assim por diante, não tente chamar atenção sendo o peixe fora d’água, isso normalmente cai mal.

10 – Comprometa-se com seu trabalho: Esse item é básico, mas muitos profissionais acabam não se ligando tanto nesse aspecto. O comprometimento é fundamental desde o horário de entrada até os prazos de entrega das tarefas. É importante mostrar que você está comprometido com os objetivos da empresa e com suas tarefas.

Procure aplicar 1 item de cada vez, como uma meta.

Assim você poderá comemorar cada passo, até concluir sua grande meta.

Escreva abaixo quais itens você já faz, e qual sua próxima meta no Marketing Pessoal, vou adorar conversar com você.

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