in , ,

7 Dicas para Atuar com Empreendedorismo Digital

Como se Tornar um Excelente Empreendedor Digital e Alavancar o seu Negócio

A internet tomou o posto de meio de informação mais acessado em todo o mundo em 2012, e ao que tudo indica, não perderá este posto.

Praticamente toda empresa precisa estar na internet, a não ser que você venda geladinho na porta da sua casa, e ainda assim, arrisco dizer que você pode sim ter sucesso divulgando seu geladinho na internet, ganhar público, pegar eventos, e por ai vai… a internet oferece infinitas possibilidades, e por isso…

Você pratica do Empreendedorismo Digital?

Atualmente, a maioria dos profissionais estão optando pelo empreendedorismo digital. A maior prova são as lojas físicas que adicionar o serviço de lojas virtuais em seu business model, possibilitando fazer vendas sem precisar de um PDV.

Já existem várias pessoas investindo neste mercado digital que está em crescimento, não só quem já possui uma empresa, mas também quem deseja se tornar um empreendedor digital e ganhar dinheiro por meio da internet.

Então vamos às…

7 DICAS PARA ATUAR NO EMPREENDEDORISMO DIGITAL E OBTER SUCESSO

O empreendedorismo digital é um modelo de negócios, desenvolvido para oferecer um produto ou serviço por meio de Sites, Portais, Apps, SaaS e por ai vai… sempre com o foco, claro, de gerar lucro. E para se tornar um excelente empreendedor digital, listamos 7 dicas para começar com o pé direito e caminhar rumo ao sucesso.

1 – Ampliar sua Visão de Mercado

É importante que o empreendedor tenha uma visão mais ampla, enxergue mais longe as possibilidades. Muitas vezes, por conta disso, ele será mal compreendido, mas isso só mostrará como ele tem capacidade de ver as oportunidades que outras pessoas não conseguem ver.

A partir do momento em que a visão mercadológica é ampliada, você passa a identificar não somente as oportunidades, mas também as ameaças que podem ser encontradas na construção do seu negócio. Além disso, os pontos fortes e fracos também podem ser identificados, ou seja, o mercado é analisado antes que qualquer atitude seja tomada.

Desta forma, as estratégias poderão ser criadas de forma mais clara e objetiva, e o empreendedor passa a aceitar os desafios e assumir os riscos para se fortalecer diante de seus concorrentes.

2 – Ter Boas Referências ou Bons Mentores

Para se tornar um bom empreendedor, é necessário ter como referências pessoas que possam inspirar, transmitir bons conteúdos, para que sejam absorvidos da melhor maneira possível. Quando se tem uma boa fonte de inspiração, rapidamente se adquire um grande aprendizado através de dicas e novos pensamentos que poderão ajudar na transmissão de informações para o público.

3 – Realizar uma Boa Leitura e FREQUENTE

A leitura é algo bastante importante e costuma fazer parte do dia a dia de pessoas bem-sucedidas. O ideal é que pelo menos 1 parágrafo por dia seja lido. Desta forma, será mais fácil encarar as transformações. Deve-se lembrar que o conteúdo absorvido precisa estar relacionado ao empreendedorismo.

Para quem está entrando no mercado de empreendedorismo digital, o livro chamado As Armas da Persuasão, de Robert Cialdini, é o mais indicado.

Além de aprender a como persuadir as pessoas, com ele é possível entender melhor o conceito dos gatilhos mentais, ou seja, as melhores maneiras de vender através da internet e como criar anúncios que possam convencer o público.

4 – Fazer um Curso de Empreendedorismo DIGITAL

Para quem deseja trabalhar com empreendedorismo digital, não tem nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre essa área, conhecer os principais setores e o que esse mercado tem a oferecer, uma vez que, para os próximos anos, a expectativa é que o mercado digital cresça ainda mais e novas oportunidades apareçam.

Um dos principais objetivos do curso de empreendedorismo digital é ajudar a entender as particularidades e desafios que esse mercado apresenta e saber como identificar as oportunidades e os riscos, além de auxiliar no desenvolvimento de métodos necessários para desenvolver um plano de negócios e como aplicar o empreendedorismo nos desafios diários de uma empresa.

5 – Formar um EXCELENTE Networking

Essa troca de experiência e conhecimento pode se tornar uma ótima oportunidade de criar vínculos com pessoas interessantes. É muito importante manter uma rede de contatos para suprir as necessidades e superar os desafios do mercado em que sua empresa está atuando.

Cada nova conversa é uma nova oportunidade de expandir a rede de relacionamentos.

O verdadeiro networking, geralmente, é baseado na troca, onde não se pode apenas pensar nos benefícios que a empresa pode ganhar, mas também no que ela terá para oferecer.

Para os empreendedores, o networking é fundamental para o crescimento do negócio, e pode ser um processo de construção de amizades motivada por interesses parecidos. A partir do momento que esses contatos são construídos, a capacidade de formar novos relacionamentos profissionais são bem maiores.

6 – Manter Sempre o Foco na Coisa Certa

No dia a dia de qualquer empresa, são diversas as atividades que precisam de bastante atenção e comprometimento. Por isso, o foco na execução das tarefas deve sempre existir. O ideal é pensar e planejar bem antes de fazer, uma vez que o não planejamento pode gerar uma série de erros.

O foco costuma ser importante para a empresa em sua fase inicial, pois leva o empreendedor a ser mais produtivo e faz com que ele consiga dar vida aos projetos mais importantes.

7- Transmitir Autoridade

Quando se transmite autoridade no mercado, o profissional passa a ser respeitado e seu trabalho reconhecido na área em que atua, com um bom posicionamento e imagem.

Essa imagem também fará com que o empreendedor e sua empresa alcancem uma audiência maior, pois além de despertar o interesse do público em ouvir a mensagem que ambos querem transmitir, também fará com que se relacionem com mais facilidade.

Conclusão

O empreendedorismo digital oferece uma excelente oportunidade aos profissionais que desejam começar um negócio com um investimento financeiro baixo, mas que promete ter um rápido retorno. Quem deseja se tornar um excelente empreendedor digital deve estar sempre atento à realização de suas tarefas, manter o foco, estar em dia com a leitura, formar um bom networking, entre outras dicas importantes que, quando seguidas, podem auxiliar o empreendedor e tornar o seu negócio um verdadeiro sucesso.

Comunicação Interna – 7 Dicas Fundamentais Para Melhorar a Motivação De Sua Equipe

Qual a Melhor Rede Social? Agência FWD

Qual a Melhor Rede Social Para os Seus Negócios?