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Tudo o que você precisa saber para dar START na sua Automação de Marketing

Como iniciar a Automação do seu Marketing e o que você precisa saber para dar START neste projeto

Muito se fala a respeito deste tema, porém, a maioria das pessoas ainda não sabem ao certo o seu real significado. Para alguns, o termo é associado diretamente com automação industrial, onde logo são lembradas imagens de fábricas de automóveis japonesas, acompanhadas de robôs e esteiras que transportam caixas, um mundo totalmente dominado por máquinas. Porém, a automação de marketing vai além, pois faz uso de uma boa tecnologia aliada a uma comunicação pessoal poderosa. Elaboramos este post para que você possa entender melhor o que é a automação de marketing.

Definição de Automação de Marketing

O que é automação de marketing?

Com certeza essa é uma das dúvidas que muitos gestores e pessoas que desejam conhecer melhor o assunto gostariam de esclarecer.

Automação de marketing é uma forma de automatizar os processos de relacionamento com os contatos, ou seja, os leads (potenciais clientes) da empresa, e oferecer assim as informações que eles precisam para avançar na jornada do cliente.

É possível dizer também que, a automação de marketing é uma importante estratégia de marketing digital, pois permite a utilização de softwares e tecnologias para agir em escala e assim aumentar os resultados obtidos.

Através dela, é possível também identificar, agir de maneira personalizada com o público alvo, e acompanhar todo o processo de vendas, melhorando assim o relacionamento em geral.

Não ficou claro ainda?

Veja o passo a passo – você é uma agência de marketing, e oferece conteúdos em seu blog (como este que você está lendo agora), e no seu site, existem diversos conteúdos que este usuário (futuro lead) pode se interessar e baixar, ou apenar enviar “uma dúvida à respeito” de tal assunto.

Na maioria das vezes, as dúvidas são as mesmas: “quanto custa um site?” “quanto tempo leva para ter resultados com marketing digital?” “preciso mesmo estar em todas as redes sociais?”

Tenho certeza que você, em seu negócio, também recebe DEZENAS de vezes A MESMA DÚVIDA. Certo? E se você pudesse automatizar isso? Sim, você pode, com a técnica de automação de marketing, pode ser via e-mail ou via chat. O mais popular é o e-mail com certeza.

Exemplo prático: se você baixar um conteúdo sobre landing pages, vou te enviar alguns exemplos de landing pages em seu e-mail, e logo em seguida, um e-mail falando sobre os resultados que já tivemos com algumas landing pages dos nossos cliente, e por fim, um terceiro e-mail contendo alguns depoimentos de clientes que passaram a fazer campanhas usando landing pages.

Você então vai saber os benefícios de uma landing page, vai conhecer visualmente uma delas, e vai ver o relato de gente que já usa e aprova. O próximo passo? Valores! (risos)

Benefícios da Automação

Empresas grandes, geralmente, lidam com diversos contatos de clientes, então elas veem na automação um ótimo benefício para o dia a dia dos funcionários, melhorando ainda mais o gerenciamento de seu trabalho.

Mas isso não se limita a empresas grandes, muito pelo contrário, quando você está iniciando seu negócio, e basicamente, é você e Deus, você precisa se multiplicar, responder e-mails, fazer propostas, executar, mensurar e entregar. E captar novos clientes? Sim, você pode automatizar isso, e agir pessoalmente somente nas últimas etapas, de fechamento.

Vamos ver alguns benefícios da automação abaixo:

1 – Geração de leads

Através da automação, é possível entender o interesse do Lead e seu estágio de compra, concedendo a ele as informações necessárias, em determinado momento e de maneira automatizada. Se a empresa já possui sua lista de clientes bem mapeada, fica mais fácil criar guias e processos que ajudem a atrair novos leads, e com a automação, é possível conseguir duas vezes mais contatos.

Como isso funciona na prática? Você pode definir TAG’s para cada e-mail que envia, e se o assunto daquele determinado e-mail é especificamente um serviço que você oferece, você enviou pro lead, ele abriu, leu, ficou um tempo vendo (as ferramentas permitem-nos ver estes números), então sabe o que isso quer dizer? Este é um LEAD QUENTE! Depois você pode filtrar os leads pelas tags e falar apenas com quem tem real interesse no seu serviço.

 

2 – Melhor Oportunidade de Vendas

A ferramenta (tem algumas indicações de ferramentas no final do post) é capaz de auxiliar a empresa a agir de forma diferenciada com o público, melhorando o relacionamento e ao mesmo tempo, as vendas. Com a automação de marketing, é feito o acompanhamento do cliente de maneira personalizada, aumentando as oportunidades de negócio.

Fora a parte de tags, mencionada no tópico 1, você pode ir enviando e-mails, e dando uma pontuação pro seu lead de acordo com as aberturas de e-mails, tempo de engajamento no e-mail, clique, e por ai vai… sabe por que isso é ótimo? Hoje em dia, atenção é o produto escasso.

Se você tem leads que investem o tempo deles lendo seus e-mails ou mensagens, de uma coisa você pode ter  certeza, este lead tem interesse no que você fala, e pode em algum momento, se tornar um cliente.

 

3 – Aumento de Visibilidade

Com a ajuda da automação de marketing é possível agendar os disparos e-mails direcionados para seu público e mensurar os resultados das campanhas, monitorar quem abriu, quem leu, quem clicou, entre outros, além de acompanhar as interações dos usuários com sua empresa.

Agora imagina você fazer isso de forma contínua? Antes você poderia estar em contato com seu cliente somente via e-mail escrito à mão, ou um telefonema, passa-se alguns dias e o lead já esfriou e esqueceu de você. E é exatamente isso que não acontece na automação, você pode manter contato frequente, com e-mails ou mensagens pré-programadas, para que este lead percorra sua jornada de informações e vendas, e você determina em que momento você entrará em contato “ao vivo” com o mesmo.

 

4 – Agilidade e Pontualidade no Contato

Quanto mais rápida a abordagem do cliente, maior será o retorno para você e para seu negócio. E com a automação de marketing, rapidamente são identificados os leads que podem receber um contato de vendas, ou seja, o atendimento é totalmente agilizado, conquistando assim uma taxa de conversão maior.

Com a automação, você pode enviar e-mails e mensagens instantaneamente para este novo lead, pode se comunicar com ele em uma linha do tempo específica, de acordo com a porta de entrada dele, e até mesmo de acordo com qual mensagem ele interagiu.

 

5 –  Redução do custo de aquisição de cliente

O custo de aquisição do cliente (CAC) é a métrica que indica o quanto a empresa precisou gastar para investir em um novo cliente. Quando a empresa atraiu 20 novos clientes por 50 reais cada um, mas precisou cuidar de todo o processo manualmente, analisando o perfil e verificando informações antes de transferi-las para a equipe de vendas, levando dias para finalizar.

Num ritmo como este, a empresa não consegue aumentar o impacto e nem realizar diversas campanhas ao mesmo tempo, ao menos que sejam contratados novos funcionários. A automação de marketing ajudará então a resolver esse problema.

Após implementar uma ferramenta de automação, para tirar as principais dúvidas dos seus clientes de forma automática, para enviar depoimentos e cases de sucesso também de forma mecânica, e outras informações que você julgar de extrema relevância para novos contatos, você deixa digital estes passos iniciais, e pode deixar sua equipe de vendas, ou você mesmo, para interagir somente a partir da etapa que o lead já te conhece, sabe o que quer e tirou dúvidas.

 

E que tal falarmos também do que NÃO está neste caminho?

Nenhum cliente é igual, isso é um fato, a automação só trata do que é comum em campo aberto, ou seja, dúvidas que são básicas. Por isso, se o cliente entrar em seu mailing, e tiver uma dúvida específica, ele irá perguntar, seja no e-mail da empresa, no telefone, no whatsapp, nas redes sociais, etc. E isso é MUITO importante, o contato humano.

Não se preocupe, pois isso apesar de parecer contraditório, é o que acontece na maioria dos casos. Em todos os nossos clientes que mantemos automações ativas diariamente, também mantemos canais de contato direto, como o link do whatsapp no site, para tirar dúvidas “ao vivo”.

Você pode ver isto aqui no canto inferir esquerdo, onde pode trocar um whatsapp direto comigo : )

 

Conclusão

Você pode estar perdendo leads agora mesmo, por não usar uma ferramenta de automação de marketing, e conhecer todas as técnicas, formas e benefícios que isso pode trazer de benefício para você ou para seu negócio.

A automação de marketing é a CHAVE para você crescer exponencialmente no curto prazo, sem precisar ter uma equipe GIGANTE de profissionais fazendo este atendimento.

Aqui na FWD nós trabalhamos implementando automações para diversas áreas, e a principal é o E-MAIL. Vamos conversar!


PARTE 2

Dicas de Ferramentas para Automatizar o Marketing

Para e-mails:

  • ActiveCampaign [Link]
    A mais completa que eu conheço e uso no dia-a-dia, possui ferramentas para cadastro de formulários, pop-ups, gestão completa de leads, score (pontuação do lead), e  CENTENAS de filtros para você criar sua automação.
    Começa em USD 9/mês.
  • MailChimp [Link]
    Excelente ferramenta, super completa, e muito focada na entrada de leads e nos e-mails, possui uma ferramenta de design de e-mail excelente, e muitas ferramentas para quem possui e-commerce, como carrinho abandonado e recomendações de produtos via e-mail.
    Começa gratuita para até 2 mil contatos.
  • LeadLovers – Ferramenta Brasileira [Link]
    Sim, uma ferramenta 100% nacional, com criação de formulários, landing pages, automação de e-mails, funil de facebook (alertas no fb), e de “bônus” oferece uma área de EAD para você disponibilizar seu curso online.
    Começa em R$ 154,00/mês.

Essas são três que eu fortemente indico você conhecer e pesquisar mais à respeito, e é importante falar que existem dezenas de ferramentas de automação, então fique à vontade para pesquisar.

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