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11 Benefícios da Assessoria de Imprensa para Franquias

beneficios da assessoria de imprensa para sua franquia

O ato de nos comunicar é universal. A comunicação humana é um processo de troca de informações seja ela face a face, gestual, escrita e atualmente online, mas todas com o mesmo objetivo: a transmissão de uma mensagem.

Então como atuar com Assessoria de Imprensa em meio a tantas opções?

Hoje, saber se comunicar com excelência tornou-se algo imprescindível não só para pessoas, mas para as empresas também. Saber conversar com seu público é algo que difere sua empresa das demais, sendo essencial o auxílio de um profissional de comunicação, também essencial para o sucesso da sua redes de franquias.

Onde a Assessoria de imprensa entra?

O segmento de franquias exige muito empenho e foco para realizar as divulgações. Parcerias com assessorias de imprensa são muito eficazes na hora de conciliar a credibilidade e expansão da rede, atingindo também os clientes finais.

Por isso, preparamos para você…

Os 11 Benefícios da Assessoria de Imprensa para o Franchising

1. INVESTIMENTO MENOR DO QUE ANÚNCIO

Diferente dos anúncios, a Assessoria de imprensa não exige altos investimentos e traz algo muito mais valioso para na divulgação da sua marca, pois é focado e espontâneo, o que mostra credibilidade. Sendo um serviço a longo prazo, o principal objetivo é construir a imagem da franqueadora, até que ela se torne uma referência de marca com histórias e ações, isso tudo de maneira 100% espontânea! É neste aspecto que a assessoria de imprensa se destaca das outras ferramentas do marketing.

2. VISIBILIDADE NA MÍDIA Se seu sonho sempre foi fazer sua empresa aparecer em jornais e revistas, então ter um assessor de imprensa vai te ajudar muito a conquistar este objetivo. Mas não será apenas a sua rede pauta de matérias, também suas unidades, produtos e serviços que sairão na grande mídia, além de sites e blogs especializados. Se você está tentando lançar e manter sua marca no mercado, as mídias espontâneas são essenciais para a visibilidade e construção da reputação.

3. FORTALECIMENTO DA MARCA

A assessoria de Imprensa para franquias é muito importante para atuar no fortalecimento da imagem da sua marca. Quanto mais sua rede for destaque nos meios de comunicação, mais a franquia ficará conhecida, atraindo assim mais franqueados, além de alcançar o cliente final. Revistas, rádios, programas de televisão, sites e blogs de conteúdo focados no seu nicho atraem o público interessado neste tipo de segmento, e quanto mais visibilidade sua rede tiver, maior será a chance de ganhar novos investidores e aumentar seus lucros.

4. MARKETING E LEADS DA FRANQUIA

Embora Assessoria de Imprensa e Marketing sejam duas profissões distintas, ambas podem ser parceiras a alavancar a sua rede no mercado. Quando você utiliza a mídia espontânea ao invés da mídia paga, está garantindo destaque nos veículos de comunicação focados em seu trabalho. Ao aparecer nesses canais de comunicação, os gastos com anúncios e publicidade podem diminuir bastante, afinal, quando um jornalista respeitado ou as mídias que possuem uma boa reputação falam de sua empresa, podem fazer com que sua rede quintuplique o número de leads (potencial consumidor que demonstrou interesse no seu produto ou marca). Quanto mais as pessoas conhecem sua marca, mais fácil será para encontrar alguém com interesse em se tornar um franqueado ou seu cliente final.

5. BONS FUNCIONÁRIOS

Embora pareça estranho e sem muita relação, ter sua empresa em evidência na mídia, acaba atraindo novos funcionários. Muitas pessoas olham jornais e sites de negócios justamente para encontrar bons lugares para se trabalhar, então se a imagem da sua empresa parece atraente para a mídia, porque não para os potenciais novos empregados?

6. GERENCIAMENTO DE CRISE

Na era da internet toda a informação pode ser verificada em questão de segundos, com apenas um clique. Ser honesto e transparente com a mídia é a melhor coisa para evitar crises e notícias falsas sobre sua rede.Nunca enxergamos o trabalho que existe por trás das câmeras quando lidamos com alguma crise ou com fake News, muito menos vemos o que os assessores de imprensa fazem para amenizar o problema e reverter a situação. Sempre que uma empresa é acusada de algo na televisão ou no jornal, toda uma estratégia é criada para manter a reputação da rede pela assessoria de imprensa, que com muita transparência e um bom relacionamento com a mídia, pode não deixar a situação chegar a um ponto crítico e manter seu negócio intacto.

7. EXPANÇÃO DA REDE E NOVOS INVESTIDORES

É trabalho da assessoria de imprensa tornar a franquia atraente, mas isso não é só para a mídia, mas também para possíveis investidores e potenciais franqueados. Quando sua rede aparece em veículos especializados no setor ou de linha editorial com foco nas editorias de economia, empreendedorismo, empresas, franquias e negócios,sua rede é vista como uma empresa de sucesso e as pessoas passam a desejar investir no seu negócio para se tornar um franqueado. A estratégia de comunicação é tudo neste caso, podendo seguir por dois caminhos distintos, mas que se acompanham em paralelo, alinhando o desejo de expandir a rede e encontrar novos franqueados e ainda fortalecer a marca entre os consumidores finais, além de atrair novos clientes.

8. RANKEAR NO GOOGLE

Estar presente na 1ª página do Google não é tarefa fácil, existe um trabalho complexo que envolve diferentes equipes de marketing: assessoria de imprensa, desenvolvedor do site e especialista em SEO.Uma pesquisa recente (Inskin Media) indica que o hábito de compra na internet pode envolver até 7 cliques antes da tomada de decisão, e 74% dos usuários que fazem buscas para ver mais informações antes de realizar a compra, fazem via celular, no Google.

Agora sim, onde a assessoria entra?
Em muitas buscas, os resultados que vêm são de mídias espontâneas, ou seja, veículos de imprensa, que você só “entra” por meio da assessoria de imprensa.Veja o exemplo abaixo, onde usamos o termo de busca “microfranquia”:

Assessoria de Imprensa para Franquais - FWD

Dos 5 resultados, 3 são de veículos de mídia: 1x Exame.com e 2x PEGN. Estes sites estão entre os primeiros pois o Google entende que são portais de alta relevância.

Sites que alta relevância que possuam links apontando para o seu site, influenciam diretamente na relevância do seu site, como uma “indicação” para o Google.

E isso é um crescente, quanto mais sites apontarem para o seu, maior é a relevância que o seu site terá para o Google. Estar presente nos portais citados, e em outros mais, como Folha, UOL, Valor Econômico, e assim por diante, auxilia diretamente na sua posição nos resultados do maior buscador do mundo.

9. MÍDIA ESPONTÂNEA

Como já falamos, a mídia espontânea é o maior aliado do assessor de imprensa, mas como isso acontece? Os assessores criam uma ponte entre o cliente e o jornalista, mantendo um relacionamento diário com os repórteres dos principais veículos de comunicação. A mídia divulga o que é do interesse para o seu público, portanto, o trabalho do assessor de imprensa é mostrar o porquê da sua empresa ser interessante para o veículo.Um bom trabalho junto com sua equipe de comunicação, faz com que você invista somente na sua assessoria, sem custos exorbitantes como anúncios, gerando credibilidade e possivelmente, um retorno significativo para a rede.

10. TREINAMENTO PARA FALAR COM A MÍDIA

Mídia training é a expressão usada pelos assessores de imprensa para o treinamento para falar com a imprensa. Esse treinamento permite que os diretores ou porta-vozes, como são chamados os representantes das redes de franquias, possam aperfeiçoar sua capacidade de se comunicar com jornalistas em diferentes momentos, como por exemplo uma entrevista individual, coletivas de imprensa ou eventos.

11. VIRE FONTE PARA JORNALISTA

Ser considerado fonte de uma matéria é uma grande maneira de divulgar sua rede. Quando você trabalha no diferencial da sua empresa e cria uma estratégia com sua equipe de comunicação, você cria uma oportunidade ímpar para os jornalistas desejarem sua visão de mercado. Aparecendo na mídia com um porta-voz treinado e que fale bem sobre os diferenciais da rede perante ao seus concorrentes, acaba consolidando a reputação e credibilidade da sua marca no mercado.

 

Conclusão sobre Assessoria de Imprensa para Franquais

Depois de tanta informação, quero saber o que você achou deste conteúdo. Comente abaixo se você ficou com alguma dúvida ou qual dos 11 itens você achou mais interessante.

Vimos que as vantagens de se trabalhar com mídia espontânea vai muito além do simples fato de aumentar clipping ou aparecer em grandes veículos. O impacto digital que grandes veículos causam apontando links para seu site, contribuindo para o link building, asssim como o fato dessa mídia trazer veracidade para a rede de franquia, compartilhando em parte a confiança de cada veículo com a franquia, e muitos outros pontos citados acima, podemos afirmar que: a Assessoria de Imprensa é fator determinante para o sucesso de uma franqueadora.

Nos vemos pelo mundo ; )

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