in , , , , ,

5 Fatores ESSENCIAIS para conseguir Resultados nas Redes Sociais

fatores-essenciais-para-marketing-pessoal

O marketing de resultado em redes sociais tornou-se uma grande tendência entre as organizações. Empresas do mundo todo adaptaram-se a esse novo cenário cheio de desafios para aproximar e criar maiores laços de relacionamento com o consumidor.

Aliado com o social marketing, não tem apenas a função de criar um canal de atendimento entre cliente e empresa, mas sim de promover os produtos e serviços de forma que atendam as expectativas do público consumidor.

Vantagens

Quando uma empresa investe nesse meio de divulgação, ela estará gerando um excelente retorno para seus negócios. Porém, será necessário avaliar o contexto de cada ferramenta utilizada (facebook, Instagram, etc), para elaborar então a estratégia de marketing de resultado.

Outra vantagem de divulgação de um produto ou serviço na internet é justamente a aproximação com o público-alvo de maneira mais segmentada, pessoal e efetiva, conhecendo diretamente suas necessidades e anseios, e facilitando também a criação de estratégias para a divulgação da marca e produto. Esse deverá ser o processo utilizado pelas organizações para o conhecimento do público que ela pretende impactar.

Dicas Fundamentais para o Marketing de Resultado

Para as empresas que desejam divulgar seus produtos ou serviços através das redes sociais, existem dicas importantes que podem ajudar neste processo.

1- Como atrair os clientes por meio das redes sociais

É importante saber quem é o cliente, para quem o seu conteúdo será voltado e compartilhado e quais as metas ou problemas que ele enfrenta na hora de comprar. Isso facilitará na hora do compartilhamento. O ideal é que exista uma presença forte nas redes sociais, de modo que o público seja conquistado e a marca se mantenha lembrada por eles.  Por isso é preciso efetuar um trabalho de relacionamento e um certo tempo para que surjam os resultados.

As redes sociais mais utilizadas para esse relacionamento são: O facebook, que conecta as pessoas e pode leva-las para o site ou blog da empresa, além das divulgações e o Instagram, ideal para fotos do dia a dia, que podem aproximar mais a empresa do público. A interação é o que moverá o relacionamento entre cliente e empresa, e será o principal passo para gerar novas curtidas, seguidores e compartilhamentos. Estar atento aos comentários e mensagens e responder o mais rápido possível mostrará ao cliente que ele está tendo uma maior atenção.

2- Desenvolver um bom conteúdo

Elaborar um conteúdo que atenda às expectativas de compra do cliente, ou seja, deve ser algo que chame a atenção logo de cara.

É essencial que o conteúdo publicado seja relevante, principalmente para manter as pessoas fiéis em relação à marca. Deve ser algo personalizado de acordo com o público e pode utilizar dicas relacionadas ao seguimento da empresa no mercado. Isso fará com que os clientes reconheçam a empresa e passem a ter uma confiança maior em seu trabalho.

Na elaboração do conteúdo, o texto deve sempre atingir um objetivo, ou seja, é preciso analisar os hábitos e costumes dos clientes, para entender como eles se comunicam e o que se preocupam. Deve-se obedecer uma linha editorial, definindo a persona especifica a quem se destina o texto e fazer uso de palavras chave.

Os textos devem ser curtos, com parágrafos menores e mais chamadas para ação. Justamente por estarem na internet, onde 25% das pessoas leem mais devagar do que nos impressos.

3- Educar os clientes

O objetivo do conteúdo que será compartilhado nas mídias sociais é educar o leitor/cliente. Parece que a marca quer apenas entretê-lo, mas o objetivo maior deve ser deixá-lo mais próximo de uma fidelização.

Por este motivo, as empresas devem evitar o uso de palavras técnicas na elaboração do conteúdo apresentado ao cliente. Isso facilitará a leitura e a compreensão, uma vez que o vocabulário mais fácil é o que já está na “boca do povo”.

Palavras negativas também não devem ser acrescentadas ao texto, pois elas acabam se sobrepondo às outras e ficando muito mais tempo na mente do cliente, de maneira negativa. As pessoas gostam de palavras que as fazem se sentir bem.

4- Ajudar o cliente potencial

Ajudar o cliente está diretamente relacionado ao conteúdo que é desenvolvido, por exemplo, algo que você desenvolve que gere questionamentos entre seus seguidores, e consequentemente, você sana estas dúvidas respondendo todos eles. Isso gera ‘engajamento’.

5- Regra 80-20

Essa regra ajuda a gerar o máximo de retorno possível para o negócio. Ela orienta que o conteúdo a ser compartilhado deve ser 80% voltado para educação e entretenimento e 20% para vendas, fazendo com que a interação com a marca seja maior, e consequentemente, a venda mais fácil.  Pode citar aqui que essa regra 80/20 é o famoso teorema de pareto, que em sua essência diz que 80% dos resultados são alcançados com 20% dos esforços feitos. E gerar conteúdo de relevância envolve muito mais esforço do que posts de venda, que são quase sempre mais curtos e diretos.

Estes são alguns dos itens que são essenciais no marketing de resultado na hora de analisar e aprimorar a sua presença digital.
Marketing Pessoal - 10 Motivos para Investir e Seguir para o Sucesso

Marketing Pessoal – 10 Motivos para Investir e Seguir para o Sucesso