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4P’s do Marketing no Marketing Digital

Os 4 P`s do Marketing Aplicados no Marketing Digital

Quais são os Famosos 4 P’s do Marketing?

Antes de irmos diretamente aos 4 p´s de marketing, uma explicação: em muitos lugares você vai encontrar o 1º P sendo o Produto. Aqui discordamos deste item, pois hoje, com o marketing mais humanizado e o cliente cada vez com recursos ilimitados de informação, investir horas e mais horas analisando seu produto é menos importante do que analisar o seu público alvo. E acreditamos que conhecer seu produto é obrigação.

É melhor saber para quem você quer vender ou é melhor entender do seu produto para vender?

Vamos analisar dois cenários:

Cenário 1 – Você conhece tudo do seu produto e não sabe a quem ele se destina. Você inicia uma conversa com um potencial comprador, e só fala das características do seu produto, sem ligá-los a quem comprou. Isso é o que chamamos de ‘venda fria’.

Cenário 2 – Você conhece seu produto e conhece seu comprador, sabe qual a dor dele, e se preparou para encaixar seu produto na dor do seu comprador, mostrando como o comprador irá se beneficiar, como ele irá ter o remédio para a dor dele.

Assim fica fácil identificar quem vende mais.

Aqui é importante definir o seu público alvo e a praça onde ele está localizado.

Público alvo

Remete a quem seus serviços e produtos se destinam e para quem você quer vender, ser referência, impactar com suas campanhas digitais ou reforçar sua marca. Também é considerado uma porção da sociedade onde se avaliam os hábitos de consumo, comportamento de compra, as preferências, os dados demográficos e socioeconômicos, o poder aquisitivo e muito mais.

Em seu público alvo é importante definir o nicho de atuação em que o produto ou serviço se encaixa melhor, e se atentar para não atacar um nicho muito grande no começo. Quando maior o nicho, maior o investimento e maior o esforço empreendido para impactá-lo.

Vamos analisar melhor o seu público alvo no item ‘Buscar a sua persona’.

Praça

A praça define onde seu público está e onde você oferece seu produto ou serviço.

  1. Você quer impactar localmente, regionalmente ou nacionalmente?
  2. Quais os locais que seu público costuma frequentar?
  3. Qual o tamanho dessa praça?
  4. Sua praça agrega diferentes públicos ou é de nicho? Defina-os.
  5. Quais os veículos de mídia mais relevantes em sua praça?
  6. Há pessoas que são referência em sua praça?
  7. Como você entregará seu produto ou serviço para esta praça?

Promoção

Promoção não quer dizer Liquidação, mas sim o conceito de Promover a sua Marca, fazer com que sua mensagem alcance a sua persona, e transformar, assim, a sua empresa de mera desconhecida em uma possível solução para necessidades e desejos do seu público.

  1. Quando e onde você pode passar adiante, de forma efetiva, as mensagens de marketing do seu negócio para o seu público-alvo?
  2. Quais os melhores canais (TV, rádio, internet, impressos) e ações de relações públicas para apresentar as suas soluções para possíveis clientes?
  3. Seu mercado é sazonal (ovos de páscoa, árvores de natal)? Qual, então, deve ser o calendário para poder aproveitar as chances de aumentar as vendas e promoções?
  4. Como os seus competidores fazem a promoção de seus produtos e serviços? Qual a influência deles sobre as suas ações?

Essas são algumas das perguntas que vão ajudar você e sua equipe a direcionarem seus esforços de maneira mais efetiva.

A Promoção está diretamente ligada aos seus Canais de Atuação, mas visa também a definição de como irá impactar seus leads:

  1. Quais conteúdos são mais relevantes para seu público?
  2. Existe algum assunto tabu em sua atuação?
  3. Tem algo que é pouco discutido?
  4. Qual o assunto que gera mais polêmica?
  5. Quem são as personas chaves?
  6. E quem são os profissionais ou empresas referências?
  7. Você acompanha os conteúdos de seus concorrentes? Liste-os.
  8. Qual sua estratégia para se sobrepor aos seus concorrentes? Defina.
  9. Sua linguagem deve ser formal ou informal? Liste pontos de atenção.

Preço

O preço é uma variável considerada bastante importante, porém dependerá muito do perfil do consumidor que se irá trabalhar. É importante saber quanto e de que forma cobrar por um produto ou serviço para que se obtenha sucesso.

Porém, o preço não está relacionado somente aos custos de fornecimento do serviço ou da produção em si, ou seja, essa variável tem muito a ver com o valor que é percebido pelo cliente.

Um exemplo claro é quando você não para 50 reais num chinelo branco e azul de modelo antigo, mas paga até mais que isso por um chinelo de marca, colorido e assinado por algum estilista famoso.

Por conta disso é que existe a grande dificuldade de precificar os produtos, e também por este motivo que esse “P” integra a parte de estratégias. Vale lembrar que o preço é o único que gera receita para as empresas.

Para ajudar, existem algumas perguntas que, ao serem respondidas, dão auxilio no momento da precificação do produto ou serviço.

1 – Quais são os preços dos concorrentes?

2 – Qual o valor que está agregado ao produto ou serviço?

3 – A margem de lucro pode ser reduzida para oferecer descontos?

Concluindo:  

O composto de marketing continua sendo muito importante para traçar estratégias para a sua empresa, pois partindo dessas 4 variáveis, o empreendedor pode definir uma série de ações, e traçar assim os caminhos exatos a serem percorridos.

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